HOJE, 30 de junho, o Quarteto Brasileiro de Violões, ganhador do Grammy Latino 2011, se apresenta no programa Música Erudita Contemporânea na CPFL Cultura. O recital, com entrada franca, interpreta a Suíte “Iberia”, de Isaac Albéniz, em arranjo especialmente concebido para esta composição instrumental.
Formado por Tadeu do Amaral, Claudio Faga, Luiz Mantovani e Everton Gloeden, o quarteto é considerado um dos principais grupos do gênero em atividade no cenário internacional. Foi aclamado pelo jornal Washington Post por seu virtuosismo e “beleza sedutora”.
O grupo apresenta violões de oito cordas de tessitura estendida que, aliados aos instrumentos tradicionais de seis cordas, permite a exploração de um repertório inédito e inusitado dentro do universo violonístico.
Em 2004, o Quarteto Brasileiro de Violões foi um dos convidados principais do Congresso Internacional de Violão de Baltimore, que reuniu alguns dos maiores nomes do violão mundial. Solou com a Baltimore Symphony o Concerto para Quatro Violões e Orquestra do compositor brasileiro Ronaldo Miranda, especialmente encomendado para este evento. Em 2006, realizou a estreia brasileira desta peça com a Petrobrás Sinfônica, no Rio de Janeiro.
A discografia do quarteto inclui cinco CDs pelo selo norte-americano Delos. Três deles dedicados à música brasileira: Essência do Brasil (escolhida pela Audiophile Audition como umas das “melhores gravações de 1999″), Encantamento (2001) e o recém lançado Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos (2011). Os outros dois contemplam arranjos inéditos de duas grandes obras do repertório universal, as Quatro Suítes Orquestrais de Bach (2000), e a Suíte Iberia, de Isaac Albéniz (2006).
Data: 30/06/2012 (sábado)
Horário: 20h00
Local: CPFL Cultura
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera - Campinas/SP
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h.
Mais Informações:
(19) 3756.8000

